Reconecte Lab

Retiro de Meditação, Yoga e Pancs

Data da Viagem: 26 maio 2017

Propósito da Viagem?

O retiro de meditação, yoga e PANCs foi criado para introduzir conceitos e práticas de autocuidado físico, mental e espiritual.


O QUE ROLOU?

Fomos todos para Paraty na sexta-feira. Era um dia muito ensolarado e fazia bastante calor. A pousada Dharmashala fica localizada a poucos quilômetros do trevo de Paraty, isolada do movimento da cidade e protegida pela densa vegetação dos morros que a cercam.

A medida que as pessoas iam chegando, conduzíamos cada um aos seus quartos e deixamos um tempo livre até que todos estivessem reunidos. Já era final de tarde quando o último grupo de viajantes chegou no local. Fomos todos até o salão de yoga fazer uma roda de conversa e partilhar a respeito de nossas expectativas, intuitos e sentimentos enquanto nosso querido musico terapeuta, Pierre Stocker, gentilmente tocava sua kalimba para aclimatar o ambiente. Tivemos um delicioso jantar vegetariano em seguida e logo nos recolhemos para descansar.

 

 

O sábado amanheceu com céu azul e sol radiante. As 7:30 da manhã fizemos nossa prática de yoga para despertar o corpo e a mente, liderada pelo nosso incrível yogi, Rodrigo Cardoso. Tivemos uma hora para suar bastante e alguns minutos de meditação.

 

 

Saindo do salão, nos esperava um incrível café da manhã repleto de diversidades gastronômicas saudáveis e nutritivas. O sol começava a esquentar mais e com isso nos preparávamos para uma segunda prática de yoga, agora um pouco mais relaxante. Fizemos algumas atividades para unir o grupo e conectar todos com as diferenças e similaridades dos outros.

 

 

Nos reunimos em uma rocha ao lado de uma bela cachoeira cercada pela vegetação intensa do local. Fazíamos alguns asanas e podíamos respirar um ar puro e deixar todas nossas tensões fluírem direto para mãe terra. Com os corpos já aquecidos, caminhamos para a cachoeira ao lado para desfrutar de alguns minutos em contato com a água gelada e refrescante. Pedimos para que cada um em duplas deixasse seu corpo fluir pela água corrente enquanto seu par o segurava gentilmente pela cabeça, deixando seu corpo relaxar e se conectando mais profundamente com aquele momento. Saímos da água e deixamos nossos corpos secar pelo calor suave do sol. Por fim, nos direcionamos para saborear um incrível almoço que nos aguardava no restaurante da pousada.

 

 

A parte da tarde era de tempo livre até as 17:00. Combinamos de nos reunirmos no salão principal de yoga para participar da Jornada Sonora liderada pelo Pierre. Assim que entramos no salão, nos deparamos com inúmeros instrumentos espalhados em um pequeno altar, com velas e incensos e uma incrível vista do pôr do sol que pintava o céu de azul, laranja e rosa. O Rodrigo conduziu uma prática de relaxamento em duplas e logo em seguida nos deitamos confortavelmente sobre nossos matches de yoga cobertos por edredons com pés direcionados ao nosso condutor do som. A Jornada Sonora é uma prática de múltiplos instrumentos que ressoam com vibrações internas do nosso corpo. Com isso, somos guiados para um profundo estado de consciência e conexão com elementos da natureza e povos ancestrais. Foram duas horas de uma experiência intensa e única. Tivemos uma breve partilha para expressarmos nossos sentimentos sobre tudo que fizemos no dia e como estávamos naquele momento. Por fim, era hora do nosso jantar e em seguida fomos dormir.

 

 

Nosso último dia amanheceu novamente ensolarado e nos direcionamos para nossa prática matinal de despertar. Tivemos uma seção de yoga mais meditativa treinando alguns pranayamas. Em seguida, fomos recebidos mais uma vez com nosso incrível café da manhã onde iniciamos a conversa com nosso líder especialista em PANCs.

 

 

Tivemos uma breve introdução sobre o mundo das plantas alimentares não convencionais e fomos caminhar pela região para colher nossa salada do almoço e aprender na prática a abundância alimentar desse tema. Foi maravilhoso perceber a diversidade nutricional que nos rodeia o tempo todo. Fomos apresentados a inúmeras espécies de folhas e flores que nem imaginávamos a possibilidade de come-las. Nessa mesma caminhada, nosso anfitrião Antonio, que mora na pousada Dharmashala, também explicava a história incrível do local e como eles chegaram a construir aquela ecovila do jeito que está hoje em dia. Foi certamente um banquete de informações e conhecimentos para inspirar a todos do grupo. Finalizamos nossas atividades com um almoço colhido por nossas próprias mãos e desfrutamos de um entardecer maravilhoso com um belo pôr do sol de Paraty.

 

 

Compartilhe:

O QUE OS VIAJANTES DISSERAM?

[Nome]
Cinthia

Estou me sentindo muito feliz e abençoada por ter participado do retiro. Eu voltei para casa num estado de euforia. Parece que eu me lembrei de que a vida precisa ser vivida de uma outra forma. Esse final de semana foi um despertar para mim. Para eu mudar o foco para o que realmente importa. Foi um início de um tempo diferente.

[Nome]
Lais

Eu me surpreendi muito quando cheguei aqui. Me surpreendi com o som das águas e dos pássaros e fiquei muito envolvida com o lugar. O conhecimento do Rodrigo em yoga foi algo estupendo e maravilhoso. Além disso, a Jornada Sonora do Pierre realmente me fez lembrar que instrumentos são capazes de nos levar muito mais longe do que imaginamos. Só de lembrar nele tocando me emociona muito. Por fim, os aprendizados sobre as pequenas coisas daqui foram muito marcantes. Na cidade a gente tende a reparar só no que é grande e aqui eu aprendi muito nos mínimos detalhes. Foi muito lindo e muito rico mesmo os dias que eu passei aqui.

[Nome]
Olivia

Eu vim aqui para buscar autoconhecimento e experienciar a natureza com música. O yoga é uma energia que eu já sei que ela existe e eu consegui sentir bastante e bem forte essa energia aqui. Nas pessoas, nos sons e em tudo que aconteceu. Eu cheguei bem e estou saindo daqui melhor ainda.

[Nome]
Mari

Foi um final de semana muito maravilhoso. Deu para eu me desconectar totalmente do dia a dia de São Paulo. O Rodrigo soube conduzir tudo muito bem e eu consegui ficar naquele estado de consciência e presença de espírito, consciência do meu corpo, e da intensão que queremos colocar em cada coisa. Todo o ambiente foi propício, as cachoeiras, esse mato todo, a ausência de sons e tantos sons específicos… A Jornada Sonora foi muito boa a ponto de no começo eu relaxar 100%. Foi meu primeiro retiro e foi incrível.

[Nome]
Dani

Aqui eu consegui pegar um tempo só para mim, de me recolher, de voltar para dentro, voltar para meu corpo com bastante yoga e atividade. A música e todo esse lugar. Não tem nem como dizer, ainda está reverberando muito em mim toda essa felicidade e essa paz. Quando eu voltar para casa eu vou conseguir pôr em prática muitas coisas que eu aprendi aqui, foi tudo muito rico e estou muito feliz que consegui vivenciar tudo o que aconteceu.

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter
e fique por dentro de nossas novidades!

Contato

Telefone
(11) 99162-0096

Deixe uma mensagem, uma sugestão ou um comentario!

Informações do Rodapé

Reconecte Lab

Sobre Nós

A Reconecte Lab é um espaço de criação de viagens terapêuticas.

Desenvolvemos jornadas e experiências de aprofundamento interno em diferentes ambientes espalhados pelo Brasil. Nossa maior paixão é promover autoconhecimento fora da nossa zona de conforto

Saiba Mais